Colombo Mycosidol 120 ml
Mycosidol BioCure – Remove nutrientes para prevenir o crescimento de Cianobactérias
Informações
Algas vermelhas, apesar do nome, não são algas e sim Cianobactérias. Existem diferentes tipos de Cianobactérias no aquário marinho. No geral, elas se assemelham a um limo vermelho, mas elas também podem ser verdes, azuis ou até pretas. Devido ao fato de existirem diferentes tipos de Cianobactérias, também diferentes razões para o aparecimento delas. Geralmente elas aparecem quando o aquário não está em condições ideais. Isto pode ser devido a má qualidade de água (altos níveis de nitrato e/ou fosfato ou alta carga orgânica), temperaturas elevadas ou circulação de água insuficiente.
Se você souber a causa do problema, você apenas conseguirá tratar a Cianobactéria com sucesso se este problema for tratado simultaneamente. Um alto nível de nitrato pode ser reduzido utilizando o Colombo Marine Nitrate-Ex. Um alto nível de fosfato pode ser rapidamente reduzido utilizando o Colombo Marine Phosphate-Ex. Uma alta carga orgânica pode ser resolvida utilizando um bom Skimmer de Proteínas ou aumentando a sua potência. A limpeza do tanque, especialmente em “áreas mortas”, ajuda bastante na remoção dos nutrientes, principalmente em aquários mais antigos. Altas temperaturas devem ser evitadas ao resfriar a água utilizando equipamentos específicos. Aumentar a circulação de água do aquário também é um modo muito efetivo de prevenir as Cianobactérias, instalando bombas de circulação extra ou alterando a posição delas regularmente. Bombas modernas de circulação podem alterar continuamente a potência e fluxo de água. As Cianobactérias necessitam de luz para crescerem, portanto, diminuir o fotoperíodo também pode contribuir para desacelerar seu crescimento.
Instruções de Uso
1. Cálculo do volume do aquário: Calcule o volume de água do seu aquário de modo mais preciso possível: multiplique comprimento x largura x altura, em centímetros, e divida o resultado por 1000 para ter o volume do seu aquário em litros. Deduções referentes a substrato, rochas etc. devem ser feitas e normalmente se contabiliza de 10% a 30%, dependendo do aquário. Caso seu aquário possua sump, não se esqueça de somar o volume de água do sump ao volume total.
2. Qualidade de água: Cianobactérias são bactérias que necessitam de nutrientes e luz para desenvolverem. Colombo Mycosidol foi desenvolvido para remover nutrientes (na forma de detritos) utilizando bactérias marinhas especialmente selecionadas que degradam detritos e degradando também através da adição de oxigênio ativo. Colombo Mycodisol só será efetivo se o tratamento for realizado junto com a melhora das condições do aquário, discutidas no campo Informações, no começo deste manual.
3. Agite bem o produto antes do uso.
4. Dosagem: 1 colher de medida nivelada (=1 ml) para cada 15 litros de água do aquário. Devido ao fato de o Colombo Mycodisol funcionar removendo os nutrientes, 3-4 aplicações serão normalmente necessárias. É recomendado que o tratamento seja feito duas vezes por semana com intervalos de 3 a 4 dias entre as aplicações. Colombo Mycodisol não é um biocida que irá matar as bactérias diretamente!
Oxigênio ativo é liberado pelo Mycodisol. O oxigênio ativo pode prejudicar os corais, portanto o Mycodisol deve ser dissolvido e adiministrado no sump ou no overflow. Desligue as bombas de circulação por 5 minutos para prevenir que o Colombo Mycodisol se espalhe por todo aquário e acabe em cima de algum coral.
Colombo Mycodisol eleva a Alcalinidade/Reserva Alcalina da água em aproximadamente 1 - 1,5 dkH a cada dosagem. Você deverá ter isto em mente e ajustar a sua dosagem de kH de acordo.
5. Filtragem: A filtragem do aquário deve ser mantida ligada durante o tratamento com Colombo Mycodisol. Para elhores resultados é recomendado desligar o Skimmer de Proteínas por 2 a 3 horas após a administração do produto. Qualidade de água é muito importante, portanto reduza o tempo em que o Skimmer ficará desligado, caso necessário. Remova o carvão ativado, desligue o UV e Ozonizador por 24 horas após o a última administração do produto. Não faça trocas de água, a não ser que a má qualidade de água lhe obrigue a isto.
Advertências:
Utiliza apenas em aquários de água salgada.
A administração de 2 produtos e/ou medicações ao mesmo tempo não é recomendada e deve ser feita por conta e risco do aquarista. Não utilize produtos de outros fabricantes ao mesmo tempo.
Mantenha longe do alcance de crianças. Este produto não é destinado para consumo humano. Evitar contato com pele e olhos. Em caso de contato com os olhos, lavar abundantemente com água corrente e procurar auxílio médico.
Manter em ambiente fresco e arejado.
ATENÇÃO:
Mycosidol pode levar a morte de corais e invertebrados se utilizado de forma incorreta ou se utilizado em dosagem superior a recomendada.
Este produto deve ser utilizado cuidadosamente e com atenção. Portanto siga as instruções deste manual de forma precisa. Se utilizado incorretamente ou excessivamente, corais e invertebrados podem ser prejudicados e até mortos. Jamais utilize dosagem superior a recomendada, portanto é de extrema importância calcular precisamente o volume de água do seu aquário, nivelar a colher de medida e não utilizar colher acima do nível. Jamais dose este produto diretamente sobre corais e outros animais e o contato direto deve ser prevenido.